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Infoprodutor: Como não perder dinheiro ao contratar um influenciador digital

10/09/2021
Infoprodutor: Como não perder dinheiro ao contratar um influenciador digital

Ao contrário dos comerciais que passam na TV, fechar uma parceria com um influenciador digital é bem mais acessível, o que facilita muito para os iniciantes do marketing digital. 

Esse universo de divulgação precisa ter uma relação de confiança, pois hoje em dia as parcerias ainda são feitas pelo famoso “boca a boca”. Porém, mesmo assim ocorre do infoprodutor ficar frustrado por contratar algo totalmente diferente do que esperava. 

Por isso, o mais indicado para se formalizar essa parceria é através de um contrato de prestação de serviço. 

Confira alguns pontos do porquê o infoprodutor deve formalizar um contrato para as parcerias com o influenciador digital e o que um contrato desse tipo de serviço deve conter:

3 Principais motivos para se ter um contrato de prestação de serviço de influenciador digital

Definição de objetivo   

Se o objetivo é buscar mais seguidores ou até mesmo gerar vendas, quando temos um contrato entre o influenciador e o contratante, garantimos a entrega do que foi definido na contratação. Aliás, como já diz o ditado: “O combinado não sai caro”. 

Em outras palavras, o que está no contrato tem que ser cumprido por ambas as partes – o que gera clareza e tranquilidade para os envolvidos. 

Diminuição de gastos  

Quando se tem um objetivo claro no contrato as partes focam no que deve ser feito para alcançar esse objetivo, diminuindo retrabalho e investimentos financeiros desnecessários. 

Legalização de contratação  

Ao realizar a formalização via contrato de prestação de serviço, você está gerando uma obrigação legal a ser cumprida, pois esse serviço passa a ser registrado na contabilidade de ambas as partes. 

O influenciador contratado pode recolher os impostos sobre o serviço prestado e o contratante dependendo do seu regime de tributação pode abater da base de cálculo dos impostos envolvidos. 

O que um contrato de prestação de serviço para influenciador digital deve conter 

Primeiramente crie um título, resumindo do que se trata o contrato. Depois disso, informe os dados de identificação das partes envolvidas no serviço executado, por exemplo, nome completo, documentos de identificação, endereço, estado civil.  

Depois detalhe o serviço contratado, o período de execução, a finalidade do serviço, as mídias trabalhadas e etapas do processo.  

Destaque também o valor do serviço prestado, data e sua forma de pagamento. 

Lembre-se: A riqueza de detalhes, gera maior garantia de que as duas partes têm segurança na execução do serviço. 

É importante informar também as consequências no caso de descumprimento das cláusulas estabelecidas no contrato por ambas as partes, como:

  • Rescisão de contrato,
  • Atraso ou falha na entrega do serviço

E o que não pode faltar no contrato, é a assinatura para que ele possa valer! 

Conclusão  

A parceria com influenciadores se faz extremamente importante para divulgação de produtos e serviços. Dessa maneira, a sua marca começa a ser vista com credibilidade e ganha um novo posicionamento.  

Por se tratar de algo novo a formalização por contrato não é muito recorrente. 

Porém como vimos é de extrema importância para o influenciador e contratante a formalização de um contrato.

Assim, no caso de alguém não cumprir o acordo, quem sair prejudicado tem a possibilidade de reclamar pelo que não realizaram. Portanto, não deixe de realizar um contrato ao contratar um influenciador, assim ambos diminuem problemas futuros.  

Se você ainda tem dúvidas ou precisa de auxílio, entre em contato com a autora desse post: 

Juliana Almeida
@contabiliza_digital
(11) 93750-7695 

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