Infoprodutor

Contabilidade especializada para infoprodutores e afiliados

28/05/2021
Contabilidade especializada para infoprodutores e afiliados

Seja no físico ou no digital, a contabilidade é um serviço essencial para qualquer negócio, inclusive o digital. Embora esse mercado esteja em ascensão no Brasil e infoprodutores e afiliados já ocupem uma posição relevante, muitos ainda trabalham na informalidade.

Dessa maneira, uma Contabilidade especializada para infoprodutores e afiliados pode fazer total diferença nesse sentido para alcançar o sucesso almejado.

É um erro achar que, ao empreender na internet, as coisas serão mais fáceis ou simplificadas do que uma empresa que seja física. É fundamental considerar que os negócios digitais também estão sujeitos ao pagamento de impostos da mesma forma de quem atua no “off-line”.

Diante dessa situação, muitos empreendedores do mercado digital ainda não sabem sobre a importância de se organizar e como atuar perante a lei.

Nesse aspecto, surge a importância da contabilidade para ajudar a manter a saúde financeira dos empreendimentos no meio digital, orientando o cliente da melhor forma. Para que, assim, o cliente tenha organização no seu negócio, redução da incidência de pagamento de multas, bem como de impostos, entre outros.

A contabilidade, além de fornecer informações e orientações para auxiliar na tomada de decisão dos empreendedores, contribui para o crescimento da empresa.

É melhor atuar como Pessoa Física ou como Pessoa Jurídica?

Para ingressar no mercado digital não é necessário ter um CNPJ. Isso significa que as plataformas que intermediam os pagamentos permitem que tanto infoprodutores quanto afiliados recebam os valores de vendas ou comissões através do CPF.

Essa possibilidade pode ser interessante para quem está iniciando ou tem um faturamento baixo. Isso porque as plataformas digitais trazem limitações que podem interferir no negócio digital. Mas, o recomendado aqui é obter o CNPJ para atuar legalmente nesse mercado e ter a possibilidade de reduzir impostos a pagar.

A tributação como Pessoa Física pode chegar a 27,5%, a depender da renda total obtida. Além da contribuição de 20% da renda de INSS. Atualmente o limite para PF é de R$6.433,57 (2021). Quando passa esse valor é necessário usar o carnê-leão para informar o IR.

Já em relação à Pessoa Jurídica não tem limitação de saque. A tributação mensal pode começar a partir de 6% sobre os rendimentos e os lucros podem ser distribuídos com isenção de IR.

Outra vantagem é a proteção dos ganhos, além de que sua empresa estará em conformidade com a lei.

Quando o empreendedor digital não espera atingir valores para ultrapassar esse limite e procura ajuda de um contador especializado, ele está indo pelo melhor caminho.

Tributação para infoprodutos e para afiliação

Primeiramente é necessário entender que o produtor precisa pagar impostos sobre todas as vendas realizadas. Já o afiliado, por sua vez, precisa pagar apenas sobre as comissões que recebe.

Se não passar essa informação da maneira adequada, problemas contábeis ocorrerão. Cabe ao contador especializado auxiliar seus clientes na emissão de notas fiscais e informar valores.

Outra situação bastante comum nesse mercado é se atentar a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), pois um erro pode ocasionar irregularidade fiscal da empresa.

Então, é importante se atentar a questão de ser definida de acordo com a atividade exercida. Quando o CNAE está irregular, a empresa pode pagar mais impostos, receber multas, perder a possibilidade de incentivos fiscais e até ter problemas de enquadramento. Então, é fundamental se atentar a essa situação!

Quais são os benefícios da contabilidade especializada para infoprodutores e afiliados?

Ao formalizar sua empresa, a credibilidade aumentará, pois, ter um CNPJ passa mais confiança para o cliente e mostra que você está seguindo normas.

Além disso, tem a questão da emissão de nota fiscal, que passa segurança aos clientes de que estão fazendo as compras em um ambiente confiável. Sem contar o recolhimento dos impostos de maneira adequada.

Como Pessoa Física você pode correr dois riscos: exercer atividade de forma irregular ou pagar mais impostos do que precisa. Mas, com uma contabilidade especializada, você pode pagar menos impostos dentro da lei, através de um planejamento tributário.

A formalização da sua empresa também permite que você registre funcionários, garantindo a eles todos os direitos trabalhistas que são permitidos.

Se você ainda tem dúvidas ou precisa de auxílio, entre em contato com a autora desse post:

Nayane Nogueira
@nayanecontadoradigital
(87) 99969-9136

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Contabilidade especializada para infoprodutores e afiliados”

Micael

Muito esclarecedor. Conseguiu sanar minhas dúvidas!

Infoprodutor: Como não perder dinheiro ao contratar um influenciador digital - contadorparainfoprodutor.com.br

[…] dia as parcerias ainda são feitas pelo famoso “boca a boca”. Porém, mesmo assim ocorre do infoprodutor ficar frustrado por contratar algo totalmente diferente do que […]